Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade
Avenida Brasil, 1431 - Centro | Santo Antonio do Sudoeste/PR (46) 3563-8000

Educação - 28/08/2025

Voltar

NOTÍCIAS

Pais e professores vão às ruas: Supremo decide futuro das escolas especializadas

Foto: Portal Tri

Mobilização em Santo Antônio do Sudoeste une comunidade em defesa das APAEs, enquanto o Supremo analisa ação que questiona duas leis estaduais do Paraná. A decisão depende do ministro Dias Toffoli, relator do processo.

De 21 a 28 de agosto, durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, Santo Antônio do Sudoeste se tornou palco de mobilização em defesa das escolas especializadas. E nessa manhã de quarta, 20, uma carreata percorreu as ruas até a Praça Percy Schreiner, onde famílias, professores e alunos levantaram faixas e buzinas em um pedido claro: garantir o direito de escolha, a participação e o protagonismo de pessoas com deficiência. A manifestação aconteceu ao mesmo tempo em Curitiba, unindo interior e capital em uma mesma causa.

O motivo da mobilização está em Brasília. No Supremo Tribunal Federal, tramita a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 7796, proposta pela Federação Brasileira e pela Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down. O processo tem como relator o ministro Dias Toffoli, que no momento aguarda as manifestações das prefeituras do Paraná para avançar na análise.

A ADI questiona duas leis paranaenses: a Lei 17.656/2013, conhecida como “Todos Iguais pela Educação”, que equiparou instituições de ensino especial à rede estadual, garantindo recursos, transporte, merenda e programas de segurança; e a Lei 18.419/2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência do Paraná, que consolidou direitos em várias áreas, mas também reafirmou a modalidade de ensino especial, dando respaldo legal a essas instituições. Para as federações, esse conjunto de leis criou um modelo segregado, em desacordo com a Constituição e com tratados internacionais que preveem inclusão plena.

Para a coordenadora pedagógica da APAE de Santo Antônio do Sudoeste, Jussara Bandeira, a possível mudança representa perdas profundas. “Não é exclusão, é oportunidade. Muitos alunos chegam com atrasos no desenvolvimento e aqui recebem estímulos que preparam para a inclusão de forma adequada. Hoje atendemos 120 alunos, desde a estimulação precoce até a vida adulta. Sem a escola especializada, muitos não teriam chance de desenvolver suas potencialidades”.

O depoimento das famílias reforça a preocupação. A mãe e avó Angelita Machado, “se eu não tivesse a escola da APAE, não conseguiria criar meus filhos. Não teria como pagar fono, fisioterapia, terapia ocupacional. Aqui tudo é gratuito, até transporte. Eu imploro que não fechem as APAEs. Muitas famílias ficariam sem saída.”

Do outro lado, as federações que moveram a ação esclarecem que não pretendem extinguir instituições especializadas. Em nota, afirmam: “A ADI não quer acabar com nenhuma instituição especializada. Pelo contrário, com mais de 60 anos de história elas podem ser parceiras. O que se busca é que a lei seja cumprida no que se refere ao direito à escolarização, destinando os recursos públicos para a escola pública”. Para as entidades, o Paraná precisa redirecionar recursos à rede regular, assegurando que todos aprendam juntos.

Enquanto o STF não decide, a comunidade da fronteira segue mobilizada. Entre a defesa da inclusão plena, amparada pela Constituição e pela Convenção da ONU, e a realidade de famílias que dependem das APAEs, o futuro da educação especial no Paraná está agora nas mãos do ministro Dias Toffoli.

 

 

 

 

+ Notícias

Administração

Santo Antônio do Sudoeste Celebra Mais de R$ 5 Milhões em Investimentos na Saúde com Visita do Secretário Beto Preto e Deputado Ademar Traiano

Mais de R$5 milhões em novos investimentos!

Administração

REFIS 2025: Últimos Dias para Regularizar seus Débitos!

REFIS 2025: Últimos Dias para Regularizar seus Débitos!

Turismo

Fé, Esporte e União: 1º Encontro de Santo Antônio fortalece turismo religioso entre Santo Antônio do Sudoeste e Dois Vizinhos

Parabéns a todos os envolvidos, aos ciclistas, às paróquias, às equipes de turismo e a cada pessoa que participou desse momento tão especial.

CONHEÇA O MUNICÍPIO

TELEFONES ÚTEIS

Prefeitura

(46) 3563.8000

Denúncias, Sugestões e Dúvidas

Ouvidoria-Geral

(46) 3563.8000

Solicite os mais diversos serviços

Iluminação Pública

(46) 3563-8007

Ligue para solicitações

Vacinação Covid-19

(49) 3563-8002

Apenas Ligação

SANTO ANTONIO
DO SUDOESTE

HISTÓRIA SÍMBOLOS PONTOS TURÍSTICOS SANTO ANTONIO
DO SUDOESTE EM DADOS
RELAÇÃO DE PREFEITOS REGISTRO DAS COMPETÊNCIAS NOTÍCIAS

CIDADÃO

IMPRIMA SEU IPTU EDITAIS PROCON TRANSPARÊNCIA DIÁRIO OFICIAL CERTIDÃO NEGATIVA SIC - SERVIÇOS AO CIDADÃO ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO

EMPRESA

ALVARÁS CERTIDÃO CADASTRAL NOTA FISCAL ELETRÔNICA EXTRATOS/GUIAS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS CONCURSOS CONTRATOS LICITAÇÕES

SERVIDOR

INTRANET PORTAL DO SERVIDOR WEBMAIL